segunda-feira, 8 de setembro de 2008

RECOMENDAÇÕES PARA CONTRATAR TELEFONIA VOIP

Contratação de Serviços de VoIP:

1 - Defina claramente os objetivos para os serviços a serem contratados, e elabora um documento de especificação.Ex.: redução de custos, atualização da infraestrutura de serviços de Voz, adoção de serviços avançados de Voz, convergência de redes, e etc.

2 - Defina claramente as alternativas para o caso de falha total ou parcial dos novos serviços.É importante incluir na especificação requisitos para prover alternativas de rota e redundância para os serviços a serem contratados. Opcionalmente podem ser mantidas algumas das linhas convencionais existentes para eventuais emergências.

3 -Faça um levantamento da situação atual do serviços de Voz existentes e elabore um documento com esses resultados.Ex.: número de linhas existentes, número de ramais, custo de ligações Locais, Longa Distância Nacional e Internacional, custo de ligações para Celulares, custo de manutenção e atualização do sistema atual, etc.

4 - Faça uma pesquisa entre as operadoras de serviços VoiP e selecione pelo menos 3 para solicitar propostas comerciais.Pode ser interessante fazer uma pesquisa junto a Anatel e aos órgãos de proteção do consumidor para saber se as operadoras tem problemas com suas licenças ou com os seus Clientes. Uma pesquisa junto a grupos de discussão na Internet também pode ser uma boa fonte de informações. Procure também entrar em contato como os Clientes ativos das empresas selecionadas.

5 - Ao analisar as propostas, procure verificar se todos os itens da sua especificação foram atendidos.É importante verificar o SLA (acordo de nível de serviço) pretendido versus o oferecido pela operadora, parâmetro como atraso e perda de pacotes, suporte técnico local, tempo de reparo, e etc.

6 - Ao definir a operadora, inclua no contrato os serviços a serem prestados e os principais parâmetros negociados para esses serviços, além do cronograma de instalação.É importante incluir os parâmetros de SLA negociados, e os tempos de reparo e atendimento, em caso de manutenções ou novas atuações.

7 - Faça uma pesquisa periódica junto aos usuários para acompanhar o andamento do serviços prestados.É importante saber se os usuários percebem os benefícios obtidos com os novos serviços e quais as eventuais alterações ou aprimoramentos necessários.

8 - Faça um acompanhamento periódico do serviço prestados, verificando os seus índices de desempenho.É importante verificar se os objetivos pretendidos estão sendo atendidos e solicitar, sempre que seja necessário, que a operadora contratada faça os ajustes cabíveis. Use também os resultados da pesquisa se satisfação dos usuários para este fim.

9 - Ao renovar o contrato dos serviços prestados, verifique as novas condições do mercado.É interessante verificar a possibilidade de inclusão de novas funcionalidades ou tecnologias, ou mesmo alterar os custos em função das novas condições do mercado. Ganhos de escala ou de barateamento de redes e tarifas podem ser objeto de reavaliação de custos.

10 -
Em casos extremos de não cumprimento dos serviços contratados, as reclamações podem ser encaminhadas para a Anatel (Caso do Brasil) ou para os órgãos de proteção do consumidor.

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